O casamento é um momento aguardado ansiosamente pela maioria das pessoas, especialmente as mulheres. Repleto de simbolismos e visto como a consagração de uma união entre duas pessoas, essa ocasião é realmente muito especial e merece toda a atenção. Vários detalhes passam despercebidos para muita gente, como por exemplo, a diferença entre um anel de noivado e uma aliança. Você também achava que era a mesma coisa? Pois é, mas acredite que são bem diferentes — e uma noiva mais atenta com certeza saberá disso!
Para evitar confusões e salvar os noivos em apuros, leia o texto a seguir e aprenda de uma vez por todas qual a diferença entre um anel de noivado e uma aliança:
O porquê da confusão
Na verdade, o problema reside no fato de que os brasileiros não estão ainda completamente habituados à cultura do anel de noivado. Em outros países ele é tão (ou mais) valorizado quanto a própria aliança de casamento que, acredite, não é a mesma coisa.
Havia em nossas terras o hábito de usar as alianças de casamento na hora do noivado, mas isso está ficando no passado. Então, quando chega a hora de fazer o pedido, a confusão começa: dou um ou outro? Devo comprar os dois? Se eu comprar o primeiro, não preciso do segundo? Precisa dos dois! Eles representam momentos diferentes de uma relação e cada um tem suas particularidades.
O anel de noivado
Esse é o anel que deve ser dado no momento do pedido de casamento. É uma hora extremamente romântica e que a noiva jamais esquecerá. Essa peça precisa traduzir em sua beleza o sentimento de querer passar a vida toda ao lado de alguém. Além disso, existe o elemento surpresa do pedido e é nesse momento sublime que o anel de noivado se torna o instrumento com o qual o futuro noivo vai fazer o mundo da sua amada virar de ponta cabeça! Lembre-se: só a mulher vai utilizá-lo, portanto deve ser uma joia feminina, permitindo o uso de diamantes, rubis ou outras pedras preciosas.
Aliança
A aliança surge em um momento posterior ao anel de noivado: no casamento. Os planos já mudam, os sentimentos também e o efeito surpresa não é mais o foco. É hora de planejamento, segurança e união, o que é muito bem representado por um bom par de alianças. E isso é a forma com a qual vocês reforçarão para suas famílias, a sociedade e até para vocês mesmos essa união.
Como já podemos perceber, agora não é somente uma joia feminina: ambos irão usar! Já podemos concluir, então, que diamantes, rubis e pedras em geral estão fora de questão (a não ser no caso de customizar a aliança da noiva) e a busca aqui é por modelos mais sóbrios e simples, como ouro, prata e ouro branco.
Agora você já sabe qual a diferença entre um anel de noivado e uma aliança. A nossa cultura está em constante movimento e hoje em dia é muito comum investir nos dois. E é através da história do casal que você poderá escolher as joias certas, para que a união seja repleta de alegria e surpresas desde o início!
Está pensando em comprar um anel de noivado para o dia do grande pedido? Divida com a gente suas opiniões sobre o assunto!