Quais cuidados especiais devo tomar com joias folheadas a ouro?

blank

Toda mulher sabe que várias joias podem sofrer desgastes com o passar do tempo, perdendo muito do seu brilho e beleza, mas com alguns cuidados básicos, é possível fazer com que suas peças mantenham-se perfeitas e cheias de vida. Quer saber quais cuidados especiais você deve tomar com suas joias banhadas ou folheadas a ouro? Confira nossas dicas!

O que pode danificar sua joia banhada a ouro

Além de processos químicos, o manuseio das peças e sua utilização na praia, na piscina e no banho podem danificar suas joias. E você sabia que até o uso de medicamentos pode escurecer as joias banhadas a ouro?

Cosméticos, perfumes, produtos para os cabelos e de limpeza podem conter agentes corrosivos capazes de destruir a sua peça. E acredite, um dos agentes mais agressivos e responsáveis pelo escurecimento das suas peças banhadas a ouro é o suor, pois ele contém em sua composição química muitos agentes nocivos, tais como ácidos, sulfatos, fosfatos e cloretos.

Cuidados de conservação

Não é necessário banir o uso dos produtos de higiene e limpeza caso queira conservar suas joias banhadas a ouro, bastam apenas alguns cuidados. Por exemplo, aplique cremes, desodorante e perfumes alguns minutos antes de colocar a peça, evitando possíveis reações químicas. Também é importante estar sem as suas joias quando for aplicar a tintura no cabelo.

Outro cuidado importante é sempre retirar suas joias banhadas a ouro quando for realizar alguma atividade que possa provocar a abrasão, a queda ou contato de suas peças com produtos químicos. Evite ainda usá-las na hora do banho pois o sabonete pode deixar a sua peça mais opaca. O mesmo cuidado é indicado para quando você for à praia e à piscina.

Limpeza das joias banhadas a ouro

Vamos começar por aquilo que você não deve fazer com sua joia banhada a ouro: jamais utilize esponjas para dar brilho em sua joia e nem use acetona, pasta de dente ou álcool para limpar as suas peças. Fervê-las, então, nem pensar! Essas são práticas feitas por muitas pessoas que acreditam estar ajudando a conservar suas peças, mas na verdade não são muito indicadas.

Evitar as ações acima já é um bom começo, mas mesmo que você siga esses cuidados é normal que com o tempo apareçam manchinhas escuras em suas peças. Caso sua joia seja banhada em ouro 18k, existe um produto específico para a limpeza dela. Mergulhe a peça nessa solução e enxágue em água corrente. Para secar, utilize uma flanela limpa.

Em joias com banhos de outros quilates, ou para aquelas que ainda não apresentaram manchas, você pode utilizar água corrente e sabão de coco na limpeza. Após a limpeza, certifique-se de secar bem a peça para evitar sua oxidação.

E atenção, se a sua joia banhada a ouro tiver pérolas, elas não podem ser molhadas em hipótese alguma. Sua limpeza é feita com o auxílio de um pano seco.

Uma coisa é certa: se você seguir esses cuidados, suas joias banhadas a ouro continuarão lindas e novas por muito mais tempo.

Agora, conte pra gente: quais são os cuidados que você tem para a conservação de suas joias banhadas a ouro?

Tem outra dica que não incluímos aqui? Participe!

Deixe um comentário