O anel de formatura é um presente tradicional, geralmente dado ao formando pelos pais, familiares ou amigos íntimos. Assim como os anéis de casamento, noivado ou bodas, ele é um símbolo importante de uma nova fase na vida daquela pessoa.
Existem anéis de formatura para a conclusão do 1º ou 2º grau escolar, para os quais as pedras são, respectivamente, topázio azul ou água-marinha, e turmalina verde. Na maioria das vezes, porém, o anel de formatura é presenteado somente na ocasião de uma graduação no Ensino Superior. Veja agora como escolher o anel perfeito para presentar o formando:
Observe a área de atuação do formando e, mais especificamente, sua profissão
Tradicionalmente, o anel de formatura é ornamentado por uma pedra solitária. Diferentemente das joias de noivado ou casamento, no qual a pedra é geralmente um diamante, a pedra do anel de formatura será correspondente ao curso do formando.
A pedra que normalmente simboliza os cursos da área de Exatas é a safira azul, que representa exatidão, serenidade e sabedoria, e ajuda aqueles que buscam entender o funcionamento do universo e compreender o desconhecido. Entre os cursos da área de Exatas estão os cursos do ramo da Engenharia (Civil, Mecânica, Ambiental, Automação, Aeronáutica, Química, de Produção etc.), Ciências da Computação, Matemática, Física, Estatística, Geologia, Química, Astronomia, Sistemas de Informação. Dois cursos da área de exatas, no entanto, têm gemas próprias: Ciências Contábeis, representado pela turmalina rosa, e Economia, representado pela água-marinha.
Já as Ciências Biológicas são representadas pela esmeralda. Essa pedra inspira o equilíbrio e a cura, e é indicada para ser presenteada aos formandos em Biologia, Oceanografia, Biomedicina, Bioquímica, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Medicina, Enfermagem e Veterinária. A exceção da área é a graduação em Farmácia, cuja pedra é o topázio imperial, que inspira o relaxamento, e Odontologia, representada pela granada.
Para a área de Humanas, é aconselhado o uso do rubi, uma pedra que estimula a energia, a paixão e a motivação, tão necessárias nessas profissões, como Letras, Comunicação Social, Filosofia, Teologia, História, Sociologia, Direito e Jornalismo. As exceções são as graduações em Música e Artes Plásticas, representadas pela safira azul.
Escolha de acordo com a personalidade do formando
Uma vez escolhida a pedra, vem a parte mais difícil (e divertida): personalizar o presente! A vantagem de escolher o anel de formatura é poder criar diversos modelos, em diferentes materiais e tamanhos. Por isso, observe a personalidade e o estilo do formando, como que tipo de roupas e acessórios ele costuma vestir.
Para pessoas mais clássicas, o anel pode ser feito em ouro dourado, prata ou platina. O anel pode ser liso, com a superfície arredondada, ou ter detalhes em outro material, como titânio, ouro branco e ouro rosa. Se o formando tiver um estilo mais ousado, existem acabamentos retos, com texturas. Já se a intenção for criar um anel de formatura mais feminino, pode-se adicionar detalhes em outras pedras, como o diamante, que combina bem com qualquer gema e cor.
Uma prática comum para os anéis de formatura é a gravação do emblema do curso na lateral da joia. Citações, frases, poemas ou parte do juramento também podem ser gravados no interior do aro. São muitas opções de design para que seu anel fique o mais personalizado e único possível!
Já sabe como escolher o anel de formatura ideal? Para saber mais dicas e novidades sobre joias e semijoias, visite nosso blog e curta nossa página no Facebook!