Porém, o uso constante dessas peças pode levá-las ao desgaste, o que reduz o tempo de sua vida útil. Porém, com alguns cuidados simples é possível conservá-las para que permaneçam mais tempo em bom estado.
Quer saber como? Confira as nossas dicas e coloque-as em prática hoje mesmo!
Guarde suas joias e semijoias em compartimentos apropriados
Se você chega em casa, retira suas joais e semijoias e as coloca de qualquer jeito em uma caixa, é hora de mudar seus hábitos. O atrito entre as peças pode causar arranhões mais espessos, que não tem solução.
Por isso, o indicado é que você tenha uma caixinha de joias apropriada, devidamente forrada com tecido e com divisórias bem definidas. Os colares, por exemplo, devem ser guardados separados, preferencialmente em saquinhos de pano — ou, se possível, pendurados individualmente, evitando que as correntes embolem.
Evite o contato com o sol e com a água
Apesar de peças em ouro serem mais resistentes, suportando o contato com a água, o ideal é que você crie o hábito de retirar as peças até mesmo para tomar banho. Isso porque peças em prata, joias com pérolas, e semijoias folheadas não resistem a um mergulho no mar ou na piscina. Desenvolver esse hábito evitará que suas peças se desgastem mais rapidamente.
O mesmo vale para a exposição prolongada ao sol. Por isso, antes de lavar as mãos, tomar banho, ir ao clube ou à praia, o mais indicado é retirar as peças e deixá-las em casa.
Limpe as peças frequentemente
Sabe aquele ritual de beleza em que você dedica um tempo exclusivo para cuidar de si? Crie um também para as suas joias e semijoias. Uma vez por semana ou de 15 em 15 dias é suficiente. Separe uma flanela macia e um pouco de tempo para cuidar de suas peças.
Uma vez ao ano ou a cada dois, no máximo, leve as peças a uma joalheria ou a um profissional especializado para polimento. Caso prefira fazê-lo por conta própria, alguns cuidados são importantes:
Para as de prata 925, o produto Limpa Prata ou Silvo é uma excelente opção. Contudo, é importante que você não deixe o produto secar na peça. Lave-as de duas a três vezes após passar o produto, preferencialmente com o auxílio de um detergente neutro e líquido. Lembre-se que para secar ou mesmo lustrar a peça, algodão ou toalhas flaneladas são sempre a melhor opção.
Já para as peças em ouro, uma alternativa bastante viável para o polimento caseiro são os banhos de bicarbonato de sódio. Para isso, é preciso esquentar cerca de duas a três colheres do produto junto a 2 ou 3 copos de água. Mas atenção: nada de mergulhar as peças nessa solução líquida. O ideal é utilizar uma escovinha com cerdas bem macias ou mesmo um cotonete para a limpeza.
E você, o que faz para manter suas joias e semijoias conservadas por mais tempo? Conhece alguma outra dica? Deixe um comentário e conte para a gente!