É interessante ver que algumas tradições antigas às vezes saem de moda, mas depois são resgatadas e voltam com tudo. O uso do anel aparador de aliança é um desses casos. Você conhece essa joia?
Antigamente, era costume usar essa peça para proteger e adornar as alianças de casamento e, muitas vezes, o anel aparador era uma joia tradicional de família, passada de geração em geração. Essa moda foi se perdendo, mas há algum tempo tem retornado e muita gente já se rendeu a ela. Saiba mais sobre esse belo acessório!
O que é um anel aparador de aliança?
Esse anel não tem um significado específico, é apenas um adereço utilizado no mesmo dedo da aliança de noivado ou casamento. Hoje em dia, inclusive, há quem utilize junto da aliança de compromisso para servir como acompanhamento.
O seu uso é, primeiramente, estético, como um adorno extra para enfeitar a mão da mulher e até ressaltar a beleza da aliança. Mas, além disso, ele é muito útil para proteger a aliança e não deixá-la cair. Pode acontecer, por exemplo, de a noiva emagrecer durante o período antes do casamento ou da diferença entre os dedos da mão direita e esquerda ser muito grande, e para evitar que a joia precise ser ajustada mais de uma vez o anel aparador é uma excelente solução.
Como usar um anel aparador
Há basicamente duas formas de uso dessa peça. A primeira delas, e a mais comum, é o uso de somente um anel. Coloca-se primeiro a aliança e em seguida o anel aparador. A outra opção é usando dois aparadores, sendo que, nesse caso, a aliança fica no meio entre os dois anéis. Não há exatamente uma regra para o uso do anel aparador, portanto, os dois podem ser iguais ou não.
Como combinar
Não há regras que digam que o anel aparador deve combinar com a aliança, mas claro que é importante ter bom senso, afinal, a joia vai fazer parte do seu visual. Se a aliança for simples, o anel poderá ter de pedras e brilho, mas se a aliança já foge um pouco do comum e possui outros detalhes, vale ter um pouco mais de cuidado na escolha do aparador para que a combinação seja harmoniosa. Na verdade, o principal é que o anel aparador combine com a personalidade e o estilo da mulher que vai utilizá-lo.
Como escolher
A escolha de uma joia geralmente envolve uma série de fatores. Já demos dicas aqui no blog de como escolher a aliança ideal e o anel aparador deve seguir mais ou menos as mesmas regras, como preferências, conforto e preço.
A principal dica é levar a aliança junto na hora de escolher o aparador para ver como os dois ficarão juntos no dedo. Caso o noivo ou algum amigo/familiar decida presentear a noiva com essa peça, vale a pena procurar algumas dicas de como escolher uma joia como essa!
Gostou da ideia de usar um anel aparador de aliança? Pesquise as inúmeras opções de modelos e escolha a que mais combina com você! Para mais dicas e informações, curta nossa página no Facebook e fique por dentro!