Sempre que escolhemos um produto, esperamos receber exatamente o que estamos comprando, não é verdade? Infelizmente, existem muitos vendedores e lojas que não prezam pelo respeito e enganam seus consumidores, fornecendo itens de menor valor ou que não correspondem à expectativa do cliente.
No mercado de joias, não é diferente. É comum acreditarmos na palavra do vendedor, já que as semelhanças entre as joias e as semijoias são grandes. Mas não são poucas as vezes em que se recebe uma no lugar da outra. Então, como saber se você está sendo enganado? Fique de olho nessas dicas e aprenda a diferenciar a joia de uma semijoia. Acompanhe:
Joias
Joias são formadas por ouro maciço 18k e produzidas apenas com materiais legítimos. São feitas para durar uma vida inteira, se forem guardadas e cuidadas corretamente, claro. Além do ouro, podem conter pedras preciosas, como diamante, rubi, esmeralda e safira.
Semijoias folheadas
As peças folheadas são feitas com metais comuns, com exceção do níquel, e costumam ser antialérgicas. O ouro ou prata encobrem a peça em várias camadas tornando a semijoia resistente. A diferença visível entre os folheados e as joias é o brilho, que é menos intenso nas semijoias. O ideal não é polir como se faz com a joia, em vez disso, é necessário um novo banho.
Bijuterias banhadas
Banhados e folheados podem parecer a mesma coisa, mas se tratam de suas peças bem diferentes. Embora as duas sejam submetidas ao banho de ouro ou prata, a banhada usada geralmente nas bijuterias ,recebe apenas uma camada de banho, por isso sua durabilidade é menor do que as semijoias folheadas — e o seu preço também. Por causa do seu acabamento inferior, sofrem alterações na cor com o passar do tempo.
Pedras naturais e sintéticas
É muito difícil diferenciar uma pedra sintética de uma natural hoje em dia, por isso é necessário prestar atenção em alguns detalhes. Observe se a peça possui bolhas ou tinta escorrida, isso é sinal de pedra sintética. Pedras translúcidas nas cores azul, verde, vermelho e amarelo costumam ser usadas apenas em ouro maciço ou Prata 925 por causa de seu alto valor, portanto, desconfie caso encontre uma delas em uma semijoia.
Atenção aos detalhes
Mais alguns detalhes devem ser analisados, como o preço. Com certeza todos gostariam de comprar uma joia por um preço mais baixo, mas pelo alto valor do seu material, isso não é possível. Por isso, duvide de quem te disser o contrário. Na hora de comprar a sua joia, procure um lugar que dê informações detalhadas sobre a peça, como quantos quilates ela possui. Informações como “peça dourada” ou “camada de ouro” indicam que ela não é verdadeira.
Agora que você já sabe a diferença entre semijoias e joias, fique de olho na próxima compra e não se deixe enganar. Preços baixos podem ser tentadores, mas não adiantam em nada se você comprar algo inferior ao que desejava. Pagar mais caro por uma joia vale a pena, pois ela estará com você a vida inteira.
Você conhece outra maneira de identificar e diferenciar as joias das semijoias? Deixe seu comentário e conte para nós!