Do mesmo jeito que acontece com qualquer tipo de empreendimento, a fidelização de clientes é algo importante para quem revende joias e semijoias. Quando você ergue relacionamentos mais duradouros, passa a ter certeza de que alguns compradores vão te procurar de tempos em tempos, até mesmo naqueles meses em que as vendas não estiverem tão aquecidas.
Que tal conhecer algumas dicas sobre como conquistar e fidelizar mais clientes? Confira!
Saiba ouvir
Talvez você tenha mil novidades para os clientes e um mostruário que acha quase imperdível, mas é essencial para um vendedor saber ouvir o que o seu consumidor têm a dizer e o que ele está procurando. Só assim você será capaz de acertar nas suas sugestões de peças para cada pessoa.
Faça pequenos agrados
Para quem trabalha com revendas, os clientes já conhecidos são a fonte mais certeira para se chegar a novos interessados. Portanto, ofereça pequenos descontos e dê brindes de vez em quando para aqueles clientes que mais compram com você ou fizeram boas indicações. O boca a boca, com certeza, será positivo.
Lance promoções exclusivas para clientes VIP
Todo cliente gosta de se sentir especial e com o conhecimento que você tem de suas preferências e perfis, pode criar promoções personalizadas e fazê-los se sentir realmente importantes. Eles vão dar grande valor à sua oferta, pois terão a impressão de que você está cuidando deles, dando produtos que se encaixam nos seus interesses e, pouco a pouco, você vai ganhar a confiança e o carinho dos clientes em troca.
Busque por feedbacks de seus compradores
Isso vai ajudar a descobrir qual tipo de experiência as pessoas esperam ao comprar com você e se estão satisfeitas com o que está oferecendo. Ao mesmo tempo, você poderá identificar seus defeitos e pontos negativos a tempo de traçar estratégias para se aperfeiçoar.
Cumpra o que você promete
A melhor maneira de gerar confiança é realizar o que você prometeu. Se você anuncia um grande benefício e dá em troca um serviço aquém do esperado, isso poderá ser um problema na hora de fidelizar seus clientes. Portanto, tome cuidado com o que combina com as pessoas.
Venda produtos de ótima qualidade
Se a primeira compra do cliente for decepcionante, dificilmente ele voltará para um novo negócio. E também não vão te indicar para os amigos e parentes: ao contrário, poderão até falar mal de seus produtos. Você deve cumprir as expectativas que oferece, bem como vender peças que seguem os requisitos mínimos de qualidade. Atendendo às demandas, gostos e preferências dos clientes, a maioria deles voltará.
Cuide de seus clientes como em uma relação de amizade
É importante nutrir os relacionamentos com as pessoas que compram com você exatamente como se fossem laços de amizade. Entre em contato por telefone e e-mail de vez em quando, mesmo sem oferecer ou divulgar nenhuma joia ou coleção nova. Deseje-lhes feliz aniversário e recompense-os com um cupom de desconto, por exemplo, e mande um cartão de Feliz Natal ou Páscoa. Pense em uma dinâmica para não deixar a relação esfriar e as pessoas se esquecerem de você. Só evite ser indiscreta ou pegajosa demais.
A atração de novos clientes e a manutenção daqueles já fiéis tem a ver com um bom plano de marketing e a dedicação que você presta a seus contatos.
Como você tem tratado seus clientes ultimamente? Tem outras dicas legais para dividir conosco? Deixe um comentário!