A aliança é a peça que representa o amor entre duas pessoas que decidem se casar, por isso, o momento da sua escolha é muito importante. Hoje em dia é cada vez mais comum os casais realizarem a compra juntos, assim cada um expressa sua opinião e escolhem uma peça que é cara dos dois.
Independente de ter ajuda ou não, esse é sempre um momento de dúvida. Pensando em te ajudar nessa hora, listamos 10 dicas para escolher a aliança ideal. Confira!
1 – Planejamento é o primeiro passo
Faça um levantamento das suas finanças. Afinal, um casamento acrescenta muitos gastos no orçamento, como igreja, vestido, festa, casa nova, etc. Portanto, não pule essa etapa. Saiba exatamente quanto você quer e pode gastar com a joia.
2 – Conhecer as preferências do outro
As mulheres sonham com as alianças de casamento e geralmente já tem um modelo preferido. Mas se sua opção é surpreendê-la, saiba exatamente do que ela gosta. Durante um passeio no shopping, observe as joias que ela mais olha nas vitrines, por exemplo. Você também pode pedir ajuda a uma amiga próxima, irmã ou mãe da sua futura noiva.
3 – Modelos tradicionais X personalizados
Não existe no mercado de joias aquele modelo que está na moda. Os casais que gostam de joias mais simples, sem muitos detalhes, optam por peças tradicionais. Já os mais ousados escolhem as peças personalizadas, que são aquelas com brilhantes, desenhos e cortes diferentes, inserção de filetes com outra tonalidade de ouro, dentre outras características. É possível criar uma peça única de acordo com o gosto do cliente.
4 – Largura da peça
Toda aliança têm larguras diferentes, então a dica aqui é ter bom senso. As alianças mais finas ficam lindas em mãos delicadas e pequenas, as mais largas em mãos maiores. Portanto, vale ficar atento a esse quesito.
5 – Tamanho do aro
Se você não sabe qual tamanho de aro comprar, não se preocupe. Nas lojas físicas o vendedor tem um medidor de aro, ou te fornece um modelo para experimentar e olhar o tamanho. Se sua opção for comprar em uma loja online, você pode verificar a medida do aro através dos desenhos que são disponibilizados — é só imprimir e conferir conforme orientação do site. O ideal é sempre fazer a medição antecipada utilizando outro anel como modelo.
6 – Conforto
Você vai dormir e acordar com ela no dedo, então analisar o conforto da peça na hora da compra é fundamental. Os homens, inclusive, devem ter atenção redobrada nesse quesito, afinal, as mulheres já estão acostumadas a usar anéis. Os modelos anatômicos são abaulados por dentro, portanto, são mais confortáveis.
7 – Acabamento fosco ou polido
Os modelos tradicionais geralmente são polidos, mais brilhantes. No entanto, o acabamento pode ser alterado sempre que você quiser. Uma aliança polida pode receber o acabamento fosco e vice e versa. Vale ressaltar que para realizar o acabamento, independente de qual seja, as alianças perdem um pouco do ouro. Então, não é aconselhável alterá-lo com frequência.
8 – Gravação
Os casais podem optar pelas inicias dos nomes e a data do casamento, por exemplo. Porém, a escolha depende do gosto dos noivos. Portanto, escolha uma frase ou símbolo que façam sentido para o seu relacionamento. Aqui você pode soltar a sua criatividade.
9 – Aliança de noivado ou de casamento
Na verdade não existe diferença entre elas, inclusive os noivos podem utilizar a mesma aliança no casamento. O que geralmente acontece é que muitos noivos surpreendem a parceira com o pedido de casamento, presenteando-a com uma joia especial. O preferido das mulheres — e também o mais usado — é o solitário de diamante. A joia é usada na mão direita juntamente com aliança.
10 – Pesquise
Hoje em dia é possível encontrar joias com ótimo preço. Faça uma pesquisa ampla e tenha atenção na escolha do seu fornecedor. O comércio virtual é muito amplo e oferecem bons descontos, então vale a pena conferir.
E você, já marcou a data do casamento? Tem alguma outra dica para complementar nossa lista? Deixe um comentário!